A comunidade médica goiana e brasileira perdeu, hoje, um dos pioneiros da Medicina em Goiás, Joffre Marcondes de Rezende. A Associação Médica de Goiás presta honrosa homenagem a este grande idealizador da Medicina e compartilha este momento de perda com os familiares e amigos. A Medicina goiana guardará eternamente a lembrança médico, professor e escritor gabaritado, e acima de tudo homem de valores.
Nascido em Piumhi, Minas Gerais, em 1921, veio para Goiânia em 1954. Especializou-se em Gastroenterologia e ficou conhecido em todo o Brasil por seus trabalhos sobre o sistema digestivo na Doença de Chagas. Foi presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia de 63 a 64. Foi chefe do Departamento de Clínica Médica e vice diretor da Faculdade de Medicina de Goiás.
Foi fundador e editor por várias décadas da Revista Goiana de Medicina. Dedicou-se também ao estudo de temas de linguagem médica, tendo publicado o livro Linguagem Médica. É um dos membros fundadores da Sociedade Brasileira de História da Medicina, tendo publicado vários livros sobre a história da medicina. Em 26 de abril de 2006 a UnB concedeu-lhe o título de Professor Honoris Causa.