Biópsia de próstata por agulha como preditor da localização do câncer de próstata em prostatectomias radicais

Autores

  • Gabriella Amaral de Paula Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC) Autor
  • Mariana Pigozzi Veloso Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC) Autor
  • Larissa Cardoso Marinho Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC) Autor

Palavras-chave:

Câncer de próstata, biópsia, localização

Resumo

Objetivo: Avaliar a presença de adenocarcinoma nos fragmentos de biópsia sextante de próstata e correlacionar com a localização tumoral na peça cirúrgica em pacientes submetidos à prostatectomia radical sem tratamento neoadjuvante.
Métodos: Analisou-se 43 laudos anatomopatológicos de biópsias prostáticas sextantes e as respectivas pecas cirúrgicas do período de abril de 2008 a Janeiro de 2012 de um hospital privado de Goiânia-Goiás em relação à localização do adenocarcinoma. Adotou-se o teste kappa para a análise estatística a fim de medir o grau de concordância.
Resultados: A idade média dos pacientes foi de 62,5 ± 8,1 anos. O escore de Gleason mais prevalente na biópsia foi de seis (90,69%) assim como na peça cirúrgica (69,76%). A média do PSA pré-operatório foi de 6,1 ng/dl. A região mais acometida por adenocarcinoma na biópsia foi o ápice esquerdo (46,51%) e na peça cirúrgica foram o ápice direito ( 58, 13%) e base direita (58,13%). As regiões ápice direito, ápice esquerdo, médio direita e base esquerda apresentaram uma concordância moderada a razoável entre a localização do adenocarcinoma de próstata na biópsia e peça cirúrgica com kappa variando de 0,291 a 0,489 com valor de p <0,05.
Conclusão: Este estudo evidenciou uma moderada correlação entre a localização do câncer de próstata nas biópsias quando comparado a peça cirúrgica, o que pode ser reflexo da dificuldade de abordagem por biópsia de lesões em determinadas localizações na próstata, da técnica utilizada e da experiência do executor do procedimento.

Downloads

Publicado

01-04-2013

Como Citar

1.
Paula GA de, Veloso MP, Marinho LC. Biópsia de próstata por agulha como preditor da localização do câncer de próstata em prostatectomias radicais. Rev Goiana Med [Internet]. 1º de abril de 2013 [citado 21º de novembro de 2024];43(1):20-3. Disponível em: https://amg.org.br/osj/index.php/RGM/article/view/191