Biópsia de próstata por agulha como preditor da localização do câncer de próstata em prostatectomias radicais

Autores

  • Gabriella Amaral de Paula Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC) Autor
  • Mariana Pigozzi Veloso Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC) Autor
  • Larissa Cardoso Marinho Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC) Autor

Palavras-chave:

Câncer de próstata, biópsia, localização

Resumo

Objetivo: Avaliar a presença de adenocarcinoma nos fragmentos de biópsia sextante de próstata e correlacionar com a localização tumoral na peça cirúrgica em pacientes submetidos à prostatectomia radical sem tratamento neoadjuvante.
Métodos: Analisou-se 43 laudos anatomopatológicos de biópsias prostáticas sextantes e as respectivas pecas cirúrgicas do período de abril de 2008 a Janeiro de 2012 de um hospital privado de Goiânia-Goiás em relação à localização do adenocarcinoma. Adotou-se o teste kappa para a análise estatística a fim de medir o grau de concordância.
Resultados: A idade média dos pacientes foi de 62,5 ± 8,1 anos. O escore de Gleason mais prevalente na biópsia foi de seis (90,69%) assim como na peça cirúrgica (69,76%). A média do PSA pré-operatório foi de 6,1 ng/dl. A região mais acometida por adenocarcinoma na biópsia foi o ápice esquerdo (46,51%) e na peça cirúrgica foram o ápice direito ( 58, 13%) e base direita (58,13%). As regiões ápice direito, ápice esquerdo, médio direita e base esquerda apresentaram uma concordância moderada a razoável entre a localização do adenocarcinoma de próstata na biópsia e peça cirúrgica com kappa variando de 0,291 a 0,489 com valor de p <0,05.
Conclusão: Este estudo evidenciou uma moderada correlação entre a localização do câncer de próstata nas biópsias quando comparado a peça cirúrgica, o que pode ser reflexo da dificuldade de abordagem por biópsia de lesões em determinadas localizações na próstata, da técnica utilizada e da experiência do executor do procedimento.

Downloads

Publicado

01-04-2013

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Paula GA de, Veloso MP, Marinho LC. Biópsia de próstata por agulha como preditor da localização do câncer de próstata em prostatectomias radicais. Rev Goiana Med [Internet]. 1º de abril de 2013 [citado 23º de fevereiro de 2025];43(1):20-3. Disponível em: https://amg.org.br/osj/index.php/RGM/article/view/191