Avaliação e medidas de alívio a dor em neonatos
Palavras-chave:
Avaliação, Escalas, Dor, Unidades de Terapia Intensiva NeonatalResumo
Introdução: A motivação em pesquisar a avaliação da dor no recém-nascido em UTI e as medidas de alivio e sua eficácia surgiu ao se observar que existem formas e escalas diferentes para esta mensuração.
Objetivos: Avaliar a dor no recém-nascido em UTI e a aplicação de medidas de alívio da dor.
Métodos: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com análise integrativa, com a busca realizada nas bases de dados virtuais em saúde, especificamente na Biblioteca Virtual de Saúde – BVS. Para o resgate histórico utilizou-se livros e revistas impressas que abordassem o tema e possibilitassem um breve relato da evolução mensuração da dor no neonato em ambiente de UTI.
Resultados: Encontrou-se no Scielo 20 artigos, Lilacs 35 e Pubmed 30, totalizando 85 artigos relacionados as palavras chaves pré-determinadas. Foram excluídos 65 por não atender os objetivos aqui propostos sendo, portanto, incluídos neste estudo 20 publicações. Emergindo assim três categorias: Escala de avaliação da dor; fatores que interferem na interpretação da dor no neonato pelos profissionais de saúde e aplicação de medidas de alívio da dor.
Conclusão: Existem várias escalas validadas para avaliação de dor em neonatos e protocolos devem ser implantados nas unidades neonatais para aplicação de medidas de alivio. Desc