Cisto nasolabial gigante
Palabras clave:
Cavidade nasal, cistos, obstrução nasalResumen
INTRODUÇÃO: Cisto nasolabial é uma lesão benigna, originada nos tecidos moles adjacentes ao processo alveolar da maxila
anterior, sendo unilateral, em cerca de 90% dos casos surgindo a partir da 4ª década de vida, com predominância no gênero
feminino, tendo o seu desenvolvimento lento e assintomático, podendo permanecer despercebidos, exceto quando infectados
ou quando atingem grandes proporções.
APRESENTAÇÃO DO CASO CLÍNICO: Paciente de 42 anos, feminino, com quadro clínico de obstrução nasal bilateral e abaulamento progressivo da face há 2 anos. A tomografia computadorizada de seios da face revelou lesão cística volumosa com deslocamento do septo nasal e da parede medial dos seios maxilares, sem sinais de infiltração óssea, foi indicado ressecção utilizando o acesso por via sublabial (degloving). O exame histopatológico da peça cirúrgica identificou lesão compatível com cisto nasolabial, sendo a evolução com boa qualidade respiratória e resultado estético satisfatório.
DISCUSSÃO: O interesse na descrição deste caso é evidenciado na raridade com que a doença se desenvolve nessas dimensões, assumindo grandes proporções com deformidade facial e obstrução nasal. A ressecção foi realizada por via sublabial (degloving), com dissecção cuidadosa e completa da lesão, sem danos às estruturas adjacentes, com resultado funcional e estético satisfatórios.