Gastroparesia diabética grave
um relato de caso
Palabras clave:
Gastroparesia, Sinais e Sintomas Digestórios, Diabetes Mellitus, Diagnóstico, Estudos de CasosResumen
Introdução: A gastroparesia é uma síndrome caracterizada pela diminuição do esvaziamento gástrico na ausência de obstrução mecânica do estômago. Os sintomas associados a essa condição são comuns às diferentes etiologias e incluem náuseas, vômitos, saciedade precoce, plenitude pós-prandial, distensão abdominal por gases e dor abdominal, mas também são observados casos assintomáticos. A condição é rara na população em geral, mas sua incidência aumenta muito em pacientes com diabetes mellitus (DM), principalmente naqueles com DM tipo 1.
Relato de caso: Relato de caso de gastroparesia diabética em paciente do sexto feminino, 34, com dor abdominal difusa e intensa, desconforto retroesternal e vômitos incoercíveis sem sangramentos.
Discussão: Quadro clínico associado a esvaziamento de 21%, à ausência de obstrução na endoscopia digestiva alta (EDA) e à dificuldade de controle glicêmico conduziu o diagnóstico a Gastroparesia Diabética Grave. O diagnóstico de gastroparesia se faz complicado pela dificuldade de se correlacionar sintomas e achados de exames complementares. Para casos relacionados com diabetes, principalmente DM-1, a observação do controle glicêmico e dos resultados de endoscopia e cintilografia podem auxiliar na abordagem diagnóstica.