Gastroparesia diabética grave

um relato de caso

Autores/as

  • Pedro Angelo Luzini Gondim Universidade Federal de Goiás (UFG) Autor
  • William Manente Neves Universidade Federal de Goiás (UFG) Autor
  • Matheus Spadeto Aires Universidade Federal de Goiás (UFG) Autor
  • Richard Roque Santos Universidade Federal de Goiás (UFG) Autor
  • Juliana Prelle Vieira Costa Hospital das Clínicas da UFG (HC-UFG) Autor
  • Rodrigo Sebba Aires Hospital das Clínicas da UFG (HC-UFG) Autor

Palabras clave:

Gastroparesia, Sinais e Sintomas Digestórios, Diabetes Mellitus, Diagnóstico, Estudos de Casos

Resumen

Introdução: A gastroparesia é uma síndrome caracterizada pela diminuição do esvaziamento gástrico na ausência de obstrução mecânica do estômago. Os sintomas associados a essa condição são comuns às diferentes etiologias e incluem náuseas, vômitos, saciedade precoce, plenitude pós-prandial, distensão abdominal por gases e dor abdominal, mas também são observados casos assintomáticos. A condição é rara na população em geral, mas sua incidência aumenta muito em pacientes com diabetes mellitus (DM), principalmente naqueles com DM tipo 1.
Relato de caso: Relato de caso de gastroparesia diabética em paciente do sexto feminino, 34, com dor abdominal difusa e intensa, desconforto retroesternal e vômitos incoercíveis sem sangramentos.
Discussão: Quadro clínico associado a esvaziamento de 21%, à ausência de obstrução na endoscopia digestiva alta (EDA) e à dificuldade de controle glicêmico conduziu o diagnóstico a Gastroparesia Diabética Grave. O diagnóstico de gastroparesia se faz complicado pela dificuldade de se correlacionar sintomas e achados de exames complementares. Para casos relacionados com diabetes, principalmente DM-1, a observação do controle glicêmico e dos resultados de endoscopia e cintilografia podem auxiliar na abordagem diagnóstica.

Publicado

2016-10-01

Cómo citar

1.
Gondim PAL, Neves WM, Aires MS, Santos RR, Costa JPV, Aires RS. Gastroparesia diabética grave: um relato de caso. Rev Goiana Med [Internet]. 2016 Oct. 1 [cited 2024 Nov. 24];50(2):15-7. Available from: https://amg.org.br/osj/index.php/RGM/article/view/153