Avaliação da adesão ao uso de medicamentos em idosos em um hospital geriátrico no município de Anápolis - GO

Autores/as

  • Abrahão Afiune Neto Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Goiás, UniEvangélica, Universidade de Brasília Autor
  • Andreza Araújo Costa Rios Centro Universitário de Anápolis (UniEvangélica) Autor
  • Douglas Garcia da Silva Centro Universitário de Anápolis (UniEvangélica) Autor
  • Louise Moreira Cardoso Centro Universitário de Anápolis (UniEvangélica) Autor
  • Sávio Leles Feitosa Centro Universitário de Anápolis (UniEvangélica) Autor

Palabras clave:

Idoso, Farmacoterapia, Medicamentos

Resumen

Objetivo: Avaliar o nível de adesão à farmacoterapia prescrita aos pacientes idosos atendidos no setor de geriatria do Hospital Dia Geriátrico do município de Anápolis – GO, bem como definir os principais grupos de medicamentos e de doenças relacionadas e o nível de adesão extrema desta população.
Metodologia: Trata-se de um estudo transversal e descritivo com abordagem quali-quantitativa, realizado entre os meses de outubro a dezembro de 2015. Foi realizada uma entrevista com a aplicação de um questionário sobre a presença ou não da adesão a medicações por idosos e de seus determinantes. Foram analisados 155 pacientes, atendidos neste período.
Resultados: Os resultados desse estudo mostram um alto índice de pacientes que se declararam com adesão extrema (51%) aos medicamentos. Contudo, cerca de 52% (82) pacientes afirmam já ter sentido reações adversas após fazer uso de medicações prescritas e 78 (50%) referiram praticar automedicação. O principal grupo de doenças referida pelos idosos foi do aparelho cardiovascular, seguida pelo de doenças do sistema osteomuscular.
Conclusão: O presente estudo concluiu que cerca de metade da população de idosos avaliada, 51%, se declarou como praticante de adesão extrema à farmacoterapia. Além disso, também se constatou que a principal doença referida pelos idosos foram doenças do aparelho cardiovascular, seguida pelas doenças do sistema osteomuscular. É de extrema importância a avaliação da população de idosos acerca do uso da medicação e presença ou não de acompanhamento médico e da automedicação, visto que esta é uma população vulnerável e dependentes de diversos fármacos.

Publicado

2016-10-01

Cómo citar

1.
Afiune Neto A, Rios AAC, Silva DG da, Cardoso LM, Feitosa SL. Avaliação da adesão ao uso de medicamentos em idosos em um hospital geriátrico no município de Anápolis - GO. Rev Goiana Med [Internet]. 2016 Oct. 1 [cited 2024 Nov. 21];50(2):6-10. Available from: https://amg.org.br/osj/index.php/RGM/article/view/150