Avaliação da adesão ao uso de medicamentos em idosos em um hospital geriátrico no município de Anápolis - GO
Palabras clave:
Idoso, Farmacoterapia, MedicamentosResumen
Objetivo: Avaliar o nível de adesão à farmacoterapia prescrita aos pacientes idosos atendidos no setor de geriatria do Hospital Dia Geriátrico do município de Anápolis – GO, bem como definir os principais grupos de medicamentos e de doenças relacionadas e o nível de adesão extrema desta população.
Metodologia: Trata-se de um estudo transversal e descritivo com abordagem quali-quantitativa, realizado entre os meses de outubro a dezembro de 2015. Foi realizada uma entrevista com a aplicação de um questionário sobre a presença ou não da adesão a medicações por idosos e de seus determinantes. Foram analisados 155 pacientes, atendidos neste período.
Resultados: Os resultados desse estudo mostram um alto índice de pacientes que se declararam com adesão extrema (51%) aos medicamentos. Contudo, cerca de 52% (82) pacientes afirmam já ter sentido reações adversas após fazer uso de medicações prescritas e 78 (50%) referiram praticar automedicação. O principal grupo de doenças referida pelos idosos foi do aparelho cardiovascular, seguida pelo de doenças do sistema osteomuscular.
Conclusão: O presente estudo concluiu que cerca de metade da população de idosos avaliada, 51%, se declarou como praticante de adesão extrema à farmacoterapia. Além disso, também se constatou que a principal doença referida pelos idosos foram doenças do aparelho cardiovascular, seguida pelas doenças do sistema osteomuscular. É de extrema importância a avaliação da população de idosos acerca do uso da medicação e presença ou não de acompanhamento médico e da automedicação, visto que esta é uma população vulnerável e dependentes de diversos fármacos.