O papel da ultrassonografia no diagnóstico da endometriose profunda

Autores

  • Érico Lawrence de Oliveira Schola Fértile, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC) Autor
  • Maria Madalena Chaves Duarte Schola Fértile, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC) Autor
  • Waldemar Naves do Amaral Universidade Federal de Goiás (UFG), Sociedade Brasileira de Ultrassonografia Autor
  • Waldemar Naves do Amaral Filho Universidade Católica de Brasília (UCB) Autor

Palavras-chave:

Endometriose, ultrassonografia transvaginal, endometriose profunda, endometriose pélvica

Resumo

OBJETIVO: Avaliar a importância da ultrassonografia no diagnóstico da endometriose profunda.

METODOLOGIA: Realizou-se uma pesquisa bibliográfica de artigos relacionados ao tema publicados nos últimos 5 anos, na base da Biblioteca Virtual em Saúde.

RESULTADOS: Endometriose é a presença de tecido endometrial fora da cavidade uterina. Ela pode se dividir em lesão ovariana, lesão superficial e endometriose profunda (que penetra mais que 5 mm no peritônio). Para se realizar o diagnóstico dessa patologia é necessário uma boa anamnese, um bom exame físico e exames laboratoriais e de imagem. Nos últimos anos a ultrassonografia vem ganhando espaço no diagnóstico da endometriose, podendo ser realizada de forma transvaginal, transretal e abdominal. A ultrassonografia leva vantagem sobre os demais por ser um método não invasivo e de excelente custo-benefício, aumentando cada vez mais sua sensibilidade no diagnóstico da endometriose profunda.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: Além de ótima sensibilidade como exame de rastreamento, a ultrassonografia também é útil na localização e no grau de infiltração.

Downloads

Publicado

01-04-2012

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO

Como Citar

1.
Oliveira Érico L de, Duarte MMC, Amaral WN do, Amaral Filho WN do. O papel da ultrassonografia no diagnóstico da endometriose profunda. Rev Goiana Med [Internet]. 1º de abril de 2012 [citado 21º de novembro de 2024];41(3):22-6. Disponível em: https://amg.org.br/osj/index.php/RGM/article/view/206