A efetividade da aplicação do mini-cex em ambientes de internato ou residência médica

Autores

  • Sérgio Mota da Silva Júnior Autor
  • Tárik Kassem Saidah Autor
  • Marcos Rassi Fernandes Autor
  • Waldemar Naves do Amaral Autor

Palavras-chave:

Mini-Cex, avaliação médica

Resumo

Introdução: O mini-Clinical Evaluation Exercise (CEX) é um método de avaliação de habilidades clínicas desenvolvido pelo American Board of Internal Medicine em 1990 para a educação médica. Objetivo: avaliar a efetividade da aplicação do mini-CEX em ambientes de internato ou residência médica. Métodos: Trata- -se de uma revisão sistemática que segue os itens do PRISMA. Foi realizada no PubMed e no BVS. Resultados: Foram selecionados 49 artigos e com os filtros de elegibilidade propostos pelo Prisma restaram 10 artigos que integram a revisão. Conclusão: Conclui-se que o mini-CEX possui uma aplicabilidade e reprodutibilidade importantes em outras culturas. Consegue fornecer uma medida confiável de avaliação de desempenho. Trata-se de uma ferramenta capaz de realizar uma avaliação formativa do aluno, sendo importante e necessário mais de uma avaliação e ainda que se forneça um feedback com qualidade já que isso vai impactar diretamente no resultado final da formação do aluno.

Referências

Kogan JR, Bellini LM, Shea JA. Implementation of the mini-CEX to evaluate medical students’ clinical skills. Acad Med. 2002 Nov;77(11):1156-7. doi: 10.1097/00001888- 200211000-00021. PMID: 12431932.

Boendermaker PM, Venekamp R, Brand PL. De kortepraktijkbeoordeling: van ‘beoordeling’ naar ‘begeleiding’ [The mini-clinical evaluation exercise: from ‘judgement’ to ‘guidance’]. Ned TijdschrGeneeskd. 2013;157(25):A5587. Dutch. PMID: 23777962.

MortazHejri S, Jalili M, Shirazi M, Masoomi R, Nedjat S, Norcini J. The utility of mini-Clinical Evaluation Exercise (mini-CEX) in undergraduate and postgraduate medical education: protocol for a systematic review. Syst Rev. 2017;6(1):146. Published 2017 Jul 18. doi:10.1186/ s13643-017-0539-y

Boendermaker PM, Venekamp R, Brand PL. De kortepraktijkbeoordeling: van ‘beoordeling’ naar ‘begeleiding’ [The mini-clinical evaluation exercise: from ‘judgement’ to ‘guidance’]. Ned TijdschrGeneeskd. 2013;157(25):A5587. Dutch. PMID: 23777962.

Norcini JJ, Blank LL, Arnold GK, Kimball HR. The miniCEX (clinical evaluation exercise): a preliminary investigation. Ann Intern Med. 1995 Nov 15;123(10):795-9. doi: 10.7326/0003-4819-123-10-199511150-00008. PMID: 7574198.

Eggleton K, Goodyear-Smith F, Paton L, Falloon K, Wong C, Lack L, Kennelly J, Fishman T, Moyes SA. Reliability of MiniCEX Assessment of Medical Students in General Practice Clinical Attachments. Fam Med. 2016 Sep;48(8):624-30. PMID: 27655195.

Khalil S, Aggarwal A, Mishra D. Implementation of a Mini-Clinical Evaluation Exercise (Mini-CEX) Program to Assess the Clinical Competence of Postgraduate Trainees in Pediatrics. Indian Pediatr. 2017 Apr 15;54(4):284-287. doi: 10.1007/s13312-017-1089-z. Epub 2017 Feb 2. PMID: 28159950.

Oliveira, Céres Larissa Barbosa de, Appenzeller, Simone e Caldas, Cezar Augusto MunizMiniCex como Instrumento para Avaliação de Programa no Internato de um Curso de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica [online]. 2020, v. 44, n. 01 [Acessado 14 Junho 2021] , e022. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.1-20190282. ING https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.1-20190282>. Epub 27 Fev 2020. ISSN 1981-5271. https://doi. org/10.1590/1981-5271v44.1-20190282.ING.

Suhoyo Y, Schönrock-Adema J, Emilia O, Kuks JBM, Cohen-Schotanus J. How students and specialists appreciate the mini-clinical evaluation exercise (mini-CEX) in Indonesian clerkships. BMC Med Educ. 2020 May 8;20(1):144. doi: 10.1186/s12909-020-02062-z. PMID: 32384888; PMCID: PMC7206730.

Olascoaga AC; Riquelme A. Aplicación longitudinal del Mini ClinicalExamination (Mini-CEX) en médicos residentes. Educ. med. (Ed. impr.) ; 20(supl.1): 25-28, mar. 2019. Tab

Pottier P, Cohen Aubart F, Steichen O, Desprets M, Pha M, Espitia A, Georgin-Lavialle S, Morel A, Hardouin JB. Validité et reproductibilité de deux grilles d’observation des compétencescliniques des internes en DES de médecine interne [Validity and reproducibility of two direct observation assessment forms for evaluation of internal medicine residents’ clinical skills]. Rev Med Interne. 2018 Jan;39(1):4- 9. French. doi: 10.1016/j.revmed.2017.10.424. Epub 2017 Nov 20. PMID: 29157753.

Weissenbacher, A., Bolz, R., Zimmermann, A. et al. Provas de tutoria e de trabalho no ano prático. Anaesthesiologist 70, 486-496 (2021). https://doi.org/10.1007/ s00101-020-00902-7

Sudarso S, Rahayu GR, Suhoyo Y. How does feedback in mini-CEX affect students’ learning response?. Int J Med Educ. 2016;7:407-413. Published 2016 Dec 19. doi:10.5116/ ijme.580b.363d

Martinsen SSS, Espeland T, Berg EAR, Samstad E, Lillebo B, Slørdahl TS. Examining the educational impact of the mini-CEX: a randomised controlled study. BMC Med Educ. 2021 Apr 21;21(1):228. doi: 10.1186/s12909-021-02670-3. PMID: 33882913; PMCID: PMC8061047.

Publicado

01-04-2022

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

1.
Silva Júnior SM da, Saidah TK, Fernandes MR, Amaral WN do. A efetividade da aplicação do mini-cex em ambientes de internato ou residência médica. Rev Goiana Med [Internet]. 1º de abril de 2022 [citado 23º de novembro de 2024];(61):20-4. Disponível em: https://amg.org.br/osj/index.php/RGM/article/view/32