Efeitos do laser algainp na cicatrização de cirurgia cesárea em pacientes com diabetes gestacional

Autores

  • Hugo Campos Oliveira Santos Universidade Federal de Goiás (UFG) Autor
  • Waldemar Naves do Amaral Universidade Federal de Goiás (UFG) Autor
  • Waldemar Naves do Amaral Filho Autor
  • Ricardo Pereira Marot Universidade Federal de Goiás (UFG) Autor
  • Valdivina Eterna Falone Clínica Fértile Autor
  • Débora Filardi Silveira Autor

Palavras-chave:

Diabetes Gestacional, Cesárea, Cicatrização, Laser

Resumo

OBJETIVO: Avaliar os efeitos cicatrizantes do laser de AlGaInP (660nm) em pacientes portadoras de diabetes gestacional submetidas à cirurgia cesariana.
MÉTODOS: O estudo foi realizado no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/ HC nº 053/2011). O período da pesquisa foi de novembro (2011) a maio (2013) onde 90 pacientes foram divididas em 3 grupos experimentais e foram posteriormente avaliadas: grupo A: laser (3 Joules / cm2), grupo B: laser (6 Joules / cm2) e Grupo C (controle - sem tratamento). A incisão cesariana foi fotografada nos períodos: T1 (1º dia), T2 (2º dia), T3 (3º dia), T4 (15º dia) e T5 (30º dia). As fotografias foram utilizadas para calcular a área média e contração da incisão cirúrgica. A área das fotografias foi analisada e calculada em pixels por meio do programa específico (Imagem J), mensurando a contração da ferida, em percentagem (%). O cálculo foi realizado pela redução da área da cicatriz da incisão cesáreo aumento do percentual de contração (recuperação) ao longo do tempo para cada grupo estudado. Emprega-se para análise estatística o teste de Kruskal Wallis.
RESULTADOS: Os grupos tratados com laser (A e B) apresentaram maior contração, sendo 89% para o Grupo A (p<0,001) e 81% para o Grupo B (p<0,05), quando comparados ao grupo controle (73 %). No entanto, o Grupo A demonstrou maior redução da área da ferida quando comparado ao grupo B.
CONCLUSÃO: A laserterapia nas doses de 3 e 6 joules apresentou maior percentagem de contração da ferida cirúrgica cesariana quando comparado com o grupo não tratado (controle). A dosagem de 3 J/cm2 obteve maior contração da ferida (%) resultando em melhor aspecto estético da incisão cesariana ao longo dos 30 dias de tratamento.

Downloads

Publicado

01-04-2016

Como Citar

1.
Santos HCO, Amaral WN do, Amaral Filho WN do, Marot RP, Falone VE, Silveira DF. Efeitos do laser algainp na cicatrização de cirurgia cesárea em pacientes com diabetes gestacional. Rev Goiana Med [Internet]. 1º de abril de 2016 [citado 21º de novembro de 2024];49(1):11-4. Disponível em: https://amg.org.br/osj/index.php/RGM/article/view/158