Representante da classe médica no Congresso Nacional, o deputado federal e médico Ronaldo Caiado, liderou, a convite do Cemeg, no dia 16 de maio, na sede do Cremego, uma palestra cujo o tema foi “Desafios Atuais dos Médicos Brasileiros”.
Caiado debateu com os médicos presentes sobre os problemas e perspectivas da saúde no país e criticou o governo federal pela falta de comprometimento com a área da saúde. “Como médico que sou, há 39 anos no exercício da medicina, eu posso dizer que nunca a classe médica foi tão afrontada, agredida e vilipendiada como tem sido nos últimos dois anos”, afirmou.
O deputado lembrou que o projeto que regulamenta o exercício da medicina foi o único já vetado integralmente pela Presidência da República. Ele ainda criticou o Programa Mais Médicos e ressaltou que a interiorização do médico não depende da importação de profissionais, com a violação de direitos trabalhistas, mas da criação de uma carreira de Estado do médico.
“O colega deve ter consciência de que não basta reclamar, o Brasil vive um de seus maiores momentos de descredibilidade. Os médicos devem separar cinco minutos de suas consultas para conversar com seus clientes, para elegermos quem mostra a realidade da nossa classe e respeita as pessoas que continuam morrendo nas filas dos hospitais” aconselha o deputado.
Ronaldo Caiado elogiou ainda a atuação da AMG e entidades responsáveis pela defesa da classe e diz que só assim puderam exercer uma forte reação, mostrando à sociedade os reais interesses do governo sobre os programas da saúde, que segundo ele não passam de peculiariadades eleitoreiras.
A palestra foi coordenada pelo presidente da Associação Médica de Goiás e Cemeg, Rui Gilberto; Erso Guimarães, presidente do Cremego; Rafael Cardoso Martinez, presidente do Simego, além do representante da Academia Goiana de Medicina, Lindomar Guimarães e o cordenador polílico de Cemeg, Salomão Rodrigues Filho. Participaram médicos da capital goiana e do interior.