Fonte : Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) –
Só nesta quarta-feira cerca de mil servidores fizeram exames de prevenção a doenças cardiovasculares.
Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Coração, em 29 de setembro, a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), através do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), iniciou nesta quarta-feira, atividades junto a seus funcionários para alertar sobre os cuidados que se deve ter com a saúde. A ação faz parte do Programa Servidor Cidadão desenvolvido pela empresa.
Sedentarismo, colesterol alto e estresse são alguns dos piores inimigos do coração. Eles se encaixam dentro dos fatores chamados modificáveis, ou seja, ainda dá tempo de mudar esses hábitos e começar a se preocupar com sua saúde. Com esse espírito, a Comurg deve atender seis mil funcionários durante essa semana.
Os garis do Ponto de Apoio (PA) do Jardim América foram os primeiros a receber as orientações e começaram o dia com um delicioso café da manhã, com alimentos saudáveis. A tarde, a ação foi realizada na sede do órgão, na Vila Aurora.
Durante todo o dia, a equipe do Centro Médico do órgão realizou palestra e fez atendimento aos funcionários da Companhia com aferição de pressão arterial, verificação de glicemia HGT, ginástica laboral e orientações sobre a importância da prevenção das doenças cardiovasculares, que estão entre as principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo.
O gari Manoel Caetano Linhares trabalha na empresa há 30 anos, participou e gostou muito das ações. “É muito bom, para prevenir doenças e também para cuidar melhor da nossa saúde”, afirmou. A servidora Ana Paula de Morais, com 2 anos e meio de empresa, gostou muito da iniciativa. “É importantíssimo esse trabalho, tem muita gente que não tem acesso a um plano de saúde e um atendimento desse”, concluiu.
De acordo com o presidente, Paulo de Tarso, essa é uma ação muito importante para a saúde dos trabalhadores. “A iniciativa visa envolver nossos servidores em ações de prevenção a doenças e de orientação sobre como é possível obter melhor qualidade de vida a partir da mudança de alguns hábitos”, afirma.
*Doenças do Coração*
No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares causam 31,3% das mortes entre as Doenças Não Transmissíveis (DNT), contra 16,3% do câncer, 5,8% de doenças respiratórias crônicas e 5,2% de diabetes. Afetam indivíduos de todos os níveis socioeconômicos e, mais especificamente, aqueles que pertencem a grupos vulneráveis, como os idosos e as pessoas com baixo nível educacional e econômico.
Ainda no Brasil, 300 mil morrem anualmente devido a doenças cardiovasculares, como infarto, acidente vascular encefálico, insuficiências cardíaca e renal ou morte súbita, o que significa 820 mortes por dia, 30 mortes por hora ou uma morte a cada 2 minutos.