Especialistas brasileiros se unirão a professores internacionais para a discussão de novidades e atualização científica
Mais de 400 especialistas de todo o Brasil são esperados para a oitava edição do Simpósio Internacional de Endoscopia Digestiva que acontecerá nos dias 21 e 22 de março, em Gramado, Rio Grande do Sul. O encontro tem como foco as conferências ministradas por convidados internacionais, além da participação de endoscopistas brasileiros, que trocarão experiências e realizarão debates sobre a especialidade.
Estão confirmadas as presenças de René Lambert, da França; Raf Bisschops, da Bélgica; Takahisa Matsuda, do Japão; Kenneth Binmoeller e Ram Chuttani, dos EUA. O presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed), entidade realizadora do evento, João Carlos Andreoli, afirma que a diretoria e a comissão do Simpósio assumiram o desafio de manter a qualidade da edição anterior, que superou as expectativas. “Um dos maiores deveres da Sobed é com a área científica. Temos a finalidade de gerar mais informação para o endoscopista e para a medicina, mantendo o formato da última edição do Simpósio, totalmente voltado para um conceito internacional. Nosso objetivo é trazer profissionais altamente reconhecidos no exterior e promover a interação entre os especialistas”, completa.
Na programação científica, temas como esôfago de Barret, vias biliares, pâncreas e cólon e reto. Os assuntos abordados serão discutidos por meio de apresentações e debates de casos clínicos e sessões de vídeos. O programa ainda inclui cursos e a aplicação da Prova de Título de Especialista em Endoscopia Digestiva. Para outras informações, acesse www.simposiosobed2014.com.br.
Prova de Título
No dia 22 de março, acontecerá a Prova de Título de Especialista em Endoscopia e Certificado de Área de Atuação em Endoscopia Digestiva. Ela confere ao médico endoscopista o título da especialidade, essencial para a ocupação de cargos específicos.
Suporte Avançado de Vida em Endoscopia (SAVE)
Já no dia 23, acontecerá o SAVE. Realizado com manequins realísticos de treinamento, acessórios para demonstração e simulação de acesso às vias aéreas, o curso oferece conteúdo teórico e prático com os temas ética e responsabilidade, vias aéreas, sedação, situações clínicas e reanimação cardiorrespiratória. Inscrições realizadas até 21 de fevereiro terão desconto.