O Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (ORL-HC-UFG) foi avaliado pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), pela primeira vez com nota A, com média de 9,51. A avaliação aconteceu no dia 29 de fevereiro de 2024 e utilizou critérios objetivos que medem a atuação abrangente dos serviços prestados, formação dos residentes, ensino e pesquisa de todos os Serviços de Otorrinolaringologia do Brasil.
A classificação varia de acordo com a nota alcançada, podendo ser de A a D (A, B+, B-, C e D). Em 2018, o Serviço havia alcançado nota B-. O reconhecimento para nota A contou com o apoio integral da diretoria do HC-UFG/EBSERH, na figura do Superintendente Prof. Dr. José Garcia Neto e da Gerente de Atenção à Saúde Prof. Dra. Maria Conceição de Castro, dedicação exemplar dos médicos do corpo clínico e empenho dos residentes.
Confira o depoimento do diretor do Serviço ORL-HC-UFG, Dr. Claudiney Cândido Costa, conta como foi a avaliação realizada pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e quais os progressos e qualificações que foram essenciais para esta nota.
Avaliação ABORL
“O Serviço recebeu a visita de duas colegas que representaram a ABORL-CCF, uma da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e outra da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP – Escola Paulista de Medicina) para realizar entrevista com a Diretoria da Instituição, corpo clínico e residentes. Além dessa entrevista visitaram todas as dependências utilizadas pelo serviço: ambulatórios, centro cirúrgico, enfermaria, PS e leitos dia”.
Pontos de destaque do Serviço
“Somos um Hospital Universitário com atendimento 100% pelo SUS, com atuação na Graduação da Faculdade de Medicina da UFG, atualmente dirigida pelo Prof. Dr. Waldemar Naves do Amaral.
Temos o maior Hospital de Clínicas das Universidades Federais do Brasil com potencial de possuir 600 leitos e 40 salas de cirurgias modernas, atualmente 20 sendo utilizadas, com o que há de melhor em equipamentos para cirurgias endoscópicas (em diversas áreas) e microscópios cirúrgicos de última geração, utilizados pela otorrinolaringologia, neurocirurgia, ortopedia, dentre outras.
Produção científica relevante: mais de 85 trabalhos científicos publicados pelo corpo clínico, em revistas indexadas, sendo muitos em Revistas Qualis A, B1 e B2 (Audiology And Neuro-Otology; Frontiers in Epidemiology; Journal of Voice; The American Journal of Case Report; Brazilian Journal of Otorhinolaryngology; British Jornal of Surgery).
Grande número de atendimentos ambulatoriais (17 ambulatórios/semana) e de procedimentos cirúrgicos.
Qualificação do nosso corpo clínico: apesar de termos uma quantidade pequena de preceptores, quase todos possuem mestrado e doutorado.
Somos o Serviço que mais realiza procedimentos no Centro Cirúrgico, juntamente com a Ortopedia e temos horários em todos os períodos da semana (13 horários/semana e mais salas para realizar cirurgias de urgência).
Integração do Serviço de Otorrinolaringologia com o de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, que conta com 4 especialistas sob o comando do Dr. José Carlos de Oliveira.
Oferecemos um atendimento de urgência/emergência referenciado para a Secretaria Municipal de Saúde”.
Formação do residente
“Essa nota só foi possível por entender que apesar de sermos uma grande Instituição não conseguimos oferecer todo o conhecimento para formarmos um residente nas diversas áreas da nossa especialidade. Assim sendo, firmamos convênio com o Instituo do Sono para que nossos residentes possam ter contato com o que há de mais moderno nessa área e, por isso, agradecemos sua Diretora e atualmente preceptora no Serviço de ORL-HC, Dra. Fernanda Crispim.
Parceria CRER
“Outra parceria fundamental foi a realizada com o Serviço de Otorrinolaringologia do Centro Estadual Dr. Henrique Santillo (ORL-CRER), que apesar de ser muito novo (Residência de ORL fundada em 2015) obteve nota B+, sendo considerado um centro de excelência e referência em audiologia e otologia. Nesse estágio nossos residentes têm contato com tratamentos específicos como: cirurgias de implante coclear; oficina de confecção de moldes auditivos; doação de próteses auditivas; exames de alta complexidades em audiologia, dentre outros”.
Projetos
“Essa nota projeta a Otorrinolaringologia do Estado de Goiás e nos motiva a lutar para melhorarmos ainda mais nosso serviço, pretendemos conseguir: abertura de um pronto socorro de otorrinolaringologia que funcione 24h por dia para atendermos os pacientes do nosso Estado que não dispõem desse serviço, o que provoca muito sofrimento para a nossa população e já faz parte de uma reivindicação dos serviços de otorrinolaringologias do Estado e da Associação Goiana de Otorrinolaringologia (AGORL); implementação de procedimentos de última geração na tabela SUS (uso de monitorização de nervos; cirurgias a laser; uso de Piezo, dentre outras).
Sabemos de todas as dificuldades que envolvem o atendimento integral pelo SUS em nosso país, todos os obstáculos financeiros e burocracia que norteia a reposição de material e de pessoal, porém esse reconhecimento nos coloca junto de grandes instituições como USP, UNIFESP, UNICAMP e serve de combustível para percebermos que estamos na direção correta. Além do fato de ser um prêmio que reconhece a importante atuação do Hospital das Clínica e da Faculdade de Medicina da UFG, de todos os professores, médicos e residentes que já fizeram e atualmente compõem nosso corpo clínico. Formamos especialista que atuam na medicina pública e privada desde a década de 70 e atualmente temos seis residentes”.
Próxima avaliação
“Seremos reavaliados em 6 anos e espero que consigamos manter essa nota e melhorar e ampliar ainda mais o serviço que prestamos a nossa população que tanto necessita de um atendimento de qualidade pelo SUS. Assim, acredito que contribuímos para destacar a medicina de ponta realizada em muitas especialidades no Estado de Goiás, algo que muito nos orgulha e estimula”.