A Associação Médica de Goiás, inserida no processo democrático das Eleições 2022, abre espaço para os candidatos médicos, por Goiás, apresentarem à categoria médica suas propostas de saúde para o Estado.
As propostas, exclusivamente relacionadas à saúde, serão inseridas, juntamente com a fotografia do candidato e seu partido, no site www.amg.org.br
Cada candidato terá um espaço de, no máximo, 30 linhas (Times 12, Word). Os candidatos que desejarem enviar as suas propostas, devem entrar em contato via Whatsapp: (62) 98226-9413.
PROPOSTAS
- GOVERNADOR
- SENADOR
- DEPUTADO FEDERAL
ALANO QUEIROZ – NOVO
1) Gestão da Qualidade: Como Deputado Federal vou colocar em discussão e estimular novos modelos de gestão em saúde procurando remunerar os serviços de acordo com a qualidade e efetividade dos atendimentos.
2) Digitalização e Informatização: Através das emendas parlamentares e projeto de lei, vou ajudar os serviços de saúde municipais a ampliar e a qualificar seus investimentos em digitalização e incorporação de tecnologias.
3) Destinação de Emendas para Serviços de Saúde no Interior: Compromisso de destinar 100% das emendas parlamentares ao setor da saúde.
4) Prontuário Único: A criação de um sistema eletrônico compartilhado, que agregue os dados dos pacientes e permita que médicos de todos os sistemas de saúde acessem tais informações. Assim, diminuindo riscos para os cidadãos e facilitando o cuidado com todos. Lembrando, já há um Projeto de Lei (PL) em tramitação no Congresso que visa o estabelecimento desse sistema, o PL 3814/2020.
5) Isenção/Diminuição de Impostos em Medicamentos: O Brasil cobra 5 vezes mais impostos em medicamentos que a média mundial (IBPT, 2018). Isso coloca o Brasil na posição de campeão em tributação sobre medicamentos. Isto tem que acabar.
6) Atuar para Aumentar as Parcerias Público-Privadas (PPPs) na Saúde: A simplificação legal para que as PPPs avancem poderiam em pouco tempo ajudar a zerar as filas do SUS, para cirurgias e exames complementares.
7) Fechamento das Escolas Médicas que Não Cumprem os Requisitos Exigidos por Lei para Funcionamento: Após o programa Mais Médicos, várias escolas médicas foram abertas com ajuda política e objetivos financeiros. Esta farra tem que acabar.
8) Revalida: Forte e rígido com participação apenas de universidades conceito A.
HELIO DE SOUSA – PSDB
1) Piso salarial:
Elaboração de um projeto de lei com um texto mais adequado.
2) Criação da Carreira de Médico do Estado para o SUS: Através do mandato, elaborar um projeto com todos os segmentos da saúde
que seja mais adequado as já existentes.
3) Criação de uma assessoria de apoio: Oferecer meu mandato para acompanhar de perto todos os projetos de lei
que visam melhorar o setor da saúde.
4) Revisão da remuneração do SUS e da forma de pagamento aos
médicos: (Forma direta, na conta do profissional ou Pessoa Jurídica).
5) Atualização da classificação Brasileira Hierarquizada de
Procedimentos Médicos (CBHPM).
6) Garantir aos profissionais de Saúde que não votarei favorável a
nenhum projeto médico ou de saúde que prejudique o setor.
7) Revisão e sugestão, através da assessoria de apoio, nos planos de
Saúde.
8) Gabinete aberto para ouvir nossas entidades, como sempre esteve.
RUI GILBERTO – PDT
Prioridade para a saúde preventiva, com incentivo às ações de educação em saúde, Programa de Saúde da Família e ampliação da cobertura do Programa de Vacinas do Brasil.
Defesa intransigente e diária do SUS.
Zerar as filas do Sistema Único de Saúde, o SUS. Estima-se mais de 300 mil brasileiros esperando por atendimento, de consultas até cirurgias. Ainda temos esperas por procedimentos complexos e vagas em UTIs.
Rever para cima a remuneração paga aos profissionais e instituições que atendem os pacientes do SUS.
Lutar pela aprovação do plano de carreira de cargos e salários de Estado para todos servidores do SUS no Brasil, projeto que está parado na Câmara dos Deputados desde 2013.
Lutar pela aprovação da PEC + 10, que já está no Congresso Nacional, obrigando o governo a investir 10% na saúde todos os anos.
Aumentar o investimento no ensino e na pesquisa na area da saúde, formando novos cientistas e fazendo avançar a tecnologia médica nacional.
Proibir a abertura, ampliação e manutenção de escolas médicas sem condições técnicas de ensino. Fiscalizar com rigor a qualidade de ensino nas faculdades ligadas à saúde, para garantir resultados de excelência no ensino.
Diminuir drasticamente os impostos de importações de medicamentos de ponta e também de equipamentos e instrumentais de alta tecnologia da saúde.
Ampliar a cobertura de água tratada e rede de esgoto para toda a população.
- DEPUTADO ESTADUAL