A Associação Médica de Goiás – Regional de Ceres e o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) realizaram, nos dias 14 e 15 de agosto, no auditório da sede da Associação Médica na cidade, a 43º Jornada Médica de Ceres e a 6ª Jornada do Cremego. O evento, que contou com palestras diversificadas, teve como objetivo atualizar os médicos sobre os avanços científicos da área.
O ciclo de palestras, voltadas ao público em geral, foi aberto na sexta-feira (15) pelo presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Goiás, Dr. Antônio Eduardo Rezende de Carvalho, com a palestra Câncer de Mama. No sábado (16), o presidente do Cremego, Dr. Aldair Nonato da Silva, explanou a respeito da abertura de escolas médicas e ensino médio. Em seguida, o cardiologista e intervencionista do hospital Enconre de Goiânia, Dr. Maurício Prudente, falou sobre os avanços no tratamento de infarto. De acordo com presidente da Regional de Ceres, Dr. Jonathan Moulin, a cidade possui tecnologia e serviços de primeiro mundo na área da saúde.
Houve ainda palestras sobre as novas evidências no tratamento do diabetes com o endocrinologista Dr. Elias Hanna; as novas perspectivas na profilaxia e tratamento de trombose venosa profunda com a cirurgiã vascular Dra. Karina Maciel; o uso racional de antibióticos com a infectologista Dra. Sheyla de Almeida Paiva; os riscos e segurança do paciente em estabelecimento de saúde e como implementá-la, com a nutricionista Ana Maria Alves Mendonça; as urgências de oftalmologia, com o oftalmologista Dr. Marcelo Rego, e buco maxilo facial, com o odontólogo Euclides Barbosa. Além disso, contou com a presença do Dr. Zacharias Calil Hamú, referência em cirurgias de separação de gêmeos siameses e destaque no tratamento de hemangiomas e linfomas, que discorreu sobre seu vasto conhecimento em diversas áreas da Medicina.
De acordo com o Dr. Jonathan, a Jornada é importantíssima para a região do Vale de São Patricio. “A Medicina no município de certa forma colabora para que a cidade seja conhecida em nível regional e estadual, já que muitas pessoas vêm realizar tratamento aqui. E para que esse desenvolvimento aconteça, é necessário um aprendizado maior por parte dos médicos. E tudo isso é função da Associação Médica”, conclui.
Confira as fotos: