Fonte : Febrasgo –
Foi-se o tempo em que a relação médico-paciente era restrita apenas aos consultórios. As redes sociais se tornaram uma importante forma de comunicação para universalizar as informações voltadas ao diagnóstico precoce e ao tratamento eficaz de doenças. Embora as novas mídias desempenhem um importante papel de promoção da saúde, é preciso ter atenção com o conteúdo e a forma de comunicação com o público-alvo.
O fato é que nem todos os especialistas sabem, mas existe uma resolução do Conselho Federal de Medicina, de nº 1.974/2011, que estabelece critérios da propaganda na área de saúde. O Código de Ética Médica não permite, também, que seja prescrito medicamentos ou dignosticado patologias em qualquer meio de comunicação de massa. A publicidade médica deve seguir princípios de orientação educativa, de forma objetiva, prudente e verdadeira.
Para a publicitária Giovana Pieck, sócia-criadora da rede social exclusiva para médicos, o Ology, a preocupação envolve questões regulatórias e o envolvimento de vida pessoal com a profissional, o que acaba trazendo uma má imagem ao médico. “Trata-se de uma situação nova em que os médicos não estão sabendo como lidar. De uma forma geral, surte um efeito negativo”, acredita.
Giovana, que lançou recente manual de melhores práticas para médicos nas redes sociais, chama atenção para a gestão de crise, já que uma vez postada a notícia com cunho negativo, pode viralizar e ser uma tormenta para o especialista. “É preciso saber que a internet tem memória e amanhã pode ser que haja mudança de opinião. Sempre existem riscos”, afirma.
Confira abaixo algumas medidas para evitar comentários indesejados na internet e não ter uma reputação negativa.
1 – Nunca prescreva ou preste consulta online. A consulta somente deve ser no consultório.
2 – Não exponha seus pacientes no mundo digital. Não é recomendado postar fotos deles e a situação fica ainda mais complicada quando sem a autorização.
3 – Não envolva sua vida pessoal com a profissional. Os pacientes não precisam saber o que o médico faz nos momentos de lazer.
4 – Ao postar uma notícia, verifique a fonte. Não espalhe boatos falsos. Os conteúdos que os médicos endossam são recebidos pela população como verdade.
5 – Verifique as publicações que lhe marcaram. Caso sejam associadas a condutas inadequadas, solicite ao responsável que remova a marcação.
6 – Na dúvida, não publique. As suas declarações podem ser disseminadas rapidamente, fugindo do seu controle.